Instituto de Biociências
Instituto de Biociências
Programas - Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular) :::
Apresentação

 O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular) é de responsabilidade do Instituto de Biociências, Campus de Rio Claro, e conta com a colaboração de professores de outros campus da UNESP, bem como de outras instituições de Ensino e Pesquisa. Confere os títulos de Mestre e Doutor em Ciências Biológicas Biologia Celular e Molecular. Desde sua criação em 1989, o Programa vem se destacando na formação de profissionais, que atualmente encontram-se em lugar de destaque no meio acadêmico e científico.

O objetivo básico do Programa é a formação de docentes e pesquisadores para atuarem nas Ciências Biológicas, na área de concentração de Biologia Celular e Molecular, tanto em instituições públicas de ensino e pesquisa, como em instituições privadas e empresas.

O Programa de Biologia Celular e Molecular obteve nota 5 (cinco) na última avaliação realizada pela CAPES, afirmando sua posição de curso consolidado, reconhecido pela comunidade acadêmica e científica.

Podem candidatar-se ao processo de seleção do Programa portadores de diploma de Ciências Biológicas e áreas afins.

Objetivos

O Programa tem por objetivo desenvolver o ensino e a pesquisa, para a formação de pessoal destinado à investigação científica, à tecnologia e ao magistério superior, dentro do âmbito de sua atuação.

 

Histórico

O primeiro curso de pós-graduação em Rio Claro, chamou-se Curso de Pós-Graduação em Biologia, por questões de massa crítica e da tradição de pesquisa deste instituto nas Ciências Biológicas; era um curso com um rol de disciplinas bem geral, aprovado pela Congregação em dezembro de 1974.

A Coordenação de Ensino Superior do Estado de São Paulo (CESESP) aprovou o funcionamento do curso em 09/10/1975 e este começou a funcionar como pós-graduação em Biologia em agosto de 1976, sendo imediatamente preparado o processo para seu credenciamento junto ao Conselho Federal de Educação.

Com a criação, em 1976, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, iniciou-se o processo de criação de cursos de pós-graduação na UNESP. Foi criado então, em Rio Claro, o curso de Ciências Biológicas nas áreas de Biologia Vegetal e Zoologia de Invertebrados; posteriormente o curso de pós-graduação em Zoologia de Invertebrados foi autorizado a funcionar como curso de pós-graduação em Zoologia (aprovado em 1984).

Em 1989, foi criada a Área de Biologia Celular e Molecular, pela Resolução da UNESP nº 90 de 08/12/89, Parecer nº 90/89-CEPE, tendo o curso seu início em março de 1990.

Surgiu como uma iniciativa de pesquisadores lotados no Departamento de Biologia, do Instituto de Biociências, campus de Rio Claro, tendo como primeira coordenadora a Profa Dra Sanae Kasahara. Hoje conta com profissionais de outros departamentos e campus da UNESP, bem como de outras instituições de Ensino e Pesquisa.

Programa Recomendado pela CAPES - CONCEITO 5


UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Rio Claro
SGCD - Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico - versão 1.1.0
Tecnologia e Desenvolvimento:
Serviço Técnico de Informática - Campus de Marília
Layout:
Assessoria de Informática - Grupo de Tecnologia da Informação