Instituto de Biociências
Instituto de Biociências
Programas - Ciencias da Motricidade - links Motricidade :::
Tópicos Especiais em Gerenciamento de Emoções, Aventura e Motricidade Humana

Docente Responsável: Prof. Dr. Sandro Carnicelli Filho

 

Créditos: 4

 

Carga-horária: 60hs

 

Ementa:

 

Análise e reflexão sobre a presença das emoções na sociedade atual. Compreensão da importância do gerenciamento de emoções nas relações sociais. Reflexão sobre o gerenciamento de emoções nas relações professor-aluno e profissional-cliente. Estudo das emoções nas atividades de aventura e atividades relativas à Motricidade Humana. Compreensão das causas e efeitos do gerenciamento, manipulação e performance das emoções.

 

Bibliografia:

 

- Arnould, R.J. and Price, L.L. (1993) 'River Magic: Extraordinary Experience and the Extended Service Encounter'. Journal of Consumer Research, 20, 24-45.

- Ashforth, R.E. and Humphrey, R.H. (1993) 'Emotion Labor in service roles: the influence of identity'. Academy of Management Review, 18(1), 88-115.

- Brook, P. (2009) 'The Alienated Heart: Hochschild's 'emotional labour' thesis and the anticapitalist politics of alienation', Capital and Class, 33, 7-31.

- Carnicelli-Filho, S., Schwartz, G.M., and Tahara, A.K. (2010) 'Fear and Adventure Tourism in Brazil', Tourism Management. 31(5), 953-956.

- Cater, C. and Cloke, P. (2007) 'Bodies in Action: the performativity of adventure tourism', Anthropology Today, 23(6), 13-16.

- Grandey, A.A. (2000) 'Emotion regulation in the workplace: A new way to conceptualize emotional labor', Journal of Occupational Health Psychology, 5(1), 95-110.

- Hochschild, A.R. (1983) The Managed Heart: Commercialization of Human Feeling, Los Angeles: University of California Press.

- Holyfield, L. (1999) 'Manufacturing adventure: The buying and selling of emotions' Journal of Contemporary Ethnography, 25(1), 3-32.

- Holyfield, L. and Jonas, L. (2003) 'From River God to Research Grunt: Identity, emotions, and River Guide', Symbolic Interaction, 26(2), 285-306.

- Humphrey, R.H. (2002) 'The many faces of emotional leadership', The Leadership Quarterly, 13(5), 493-504

- McGraw, A.P., Mellers, B.A., and Tetlock, P.E. (2004) 'Expectations and emotions of Olympic athletes', Journal of Experimental Social Psychology, 41, 438-446.

- Morris, J.A. and Feldman, D.C. (1997) 'Managing emotions in the workplace', Journal of Managerial Issues, 9(3), 257-274.

- Sharpe, E.K. (2005) 'Going Above and Beyond: The Emotional Labor of Adventure Guides', Journal of Leisure Research, 37(1), 29-50.

- Shuler, S. and Sypher, B.D. (2000) 'Seeking Emotional Labor: When Managing the Heart Enhances the Work Experience', Management Communication Quarterly, 14(1), 50-89.

- Tolich, M.B. (1993) 'Alienating and Liberating Emotions at Work', Journal of Contemporary Ethnography, 22(3), 361-381.

- Vester, H.G. (1987) 'Adventure as a Form of Leisure', Leisure Studies, 6, 237-249.

- Wouters, C. (1989) 'The Sociology of Emotions and Flight Attendants: Hochschild's Managed Heart', Theory, Culture & Society, 6, 95-123.

- Yanay, N. and Shahar, G. (1998) 'Profissional Feeling as Emotional Labor', Journal of Contemporary Ethnography, 27(3), 346-373.


UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Rio Claro
SGCD - Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico - versão 1.1.0
Tecnologia e Desenvolvimento:
Serviço Técnico de Informática - Campus de Marília
Layout:
Assessoria de Informática - Grupo de Tecnologia da Informação