Instituto de Biociências
Instituto de Biociências
Programas - Zoologia :::
Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Zoologia), do Instituto de Biociências, Campus da UNESP de Rio Claro foi implantado em 1976 (Mestrado e Doutorado), com o objetivo de formar pesquisadores e docentes em nível superior nas diferentes áreas da Zoologia. Esse objetivo vem sendo atingido com sucesso o que pode ser atestado pela sua forte capacidade de nucleação.

Este Programa está organizado em três Linhas de Pesquisa, a saber, Animais Aquáticos. Biologia de Artrópodes Terrestres e Vertebrados. Cada Linha de Pesquisa envolve diversos projetos que na sua totalidade tratam desde temas específicos até temas que guardam ampla interface com áreas afins.

Seguindo a tendência mundial observada para as mais diversas áreas do conhecimento o PPGCB - Zoologia vem se empenhando na ampliação das escalas de abordagem dos temas em Zoologia, integrando tratamentos em escala molecular e em escala de paisagem. Em função disso, projetos integrados e abrangentes, foram incluídos e novas disciplinas foram oferecidas de modo a promover a habilitação de discentes para o trabalho com as ferramentas da Ecologia Molecular e com a Ecologia da Paisagem.

As disciplinas oferecidas pelo PPGCB - Zoologia são abrangentes no que diz respeito aos temas abordados, oferecendo ao aluno possibilidade de formação ampla e aprofundada. A maioria das disciplinas inclui atividades práticas que são realizadas em campo, laboratório, ou se constituem na elaboração de mapas, Planos de manejo e aplicação de técnicas de levantamento de espécies. A disciplina Tópicos Especiais em Zoologia permite maior interação entre o corpo docente e discente Ao longo do ano, sempre aproveitando a oportunidade de visitas de pesquisadores de diferentes Instituições Nacionais e Internacionais, são oferecidas disciplinas ligadas a Tópicos Especiais em Zoologia. O Regulamento do PPGCB - Zoologia foi alterado de modo a flexibilizar o sistema de obtenção de créditos, incluindo outras atividades que não apenas disciplinas e trabalhos de conclusão, como participação em eventos científicos e publicações.

O corpo docente do PPGCB - Zoologia é hoje constituído por 37 docentes, sendo 30 docentes pertencentes à categoria de docente permanente e sete à categoria de docente colaborador, todos com titulação mínima de doutor. A qualificação desses docentes pode ser atestada pela sua alta produtividade científica e técnica, capacidade de inserção no cenário acadêmico nacional e internacional, capacidade de captação de recursos e capacidade de recrutamento de candidatos a estágios pós doutorais. Todos os docentes permanentes do Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas (Zoologia) do IB/RC ministram aulas na Graduação e orientam graduandos em projetos de Iniciação Científica e Monografias de Conclusão de Curso.

A Produção científica do Corpo Discente também é um ponto forte a ser salientado.

 

 

Programa Recomendado pela CAPES - CONCEITO 4


UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Rio Claro
SGCD - Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico - versão 1.1.0
Tecnologia e Desenvolvimento:
Serviço Técnico de Informática - Campus de Marília
Layout:
Assessoria de Informática - Grupo de Tecnologia da Informação